Documentos Administrativos

Regimento Interno da Unidade Acadêmica Especializada Instituto de Química da UFRN.

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Neste Plano Quadrienal estão definidas as diretrizes para a gestão do Instituto de Química nos próximos quatro anos, devendo funcionar como documento básico para tomada de decisões administrativas e realização das atividades acadêmicas pela comunidade desta Unidade Acadêmica.

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Documentos Laboratoriais

Apresentar a estrutura organizativa dos Laboratórios de Ensino da Graduação e Hialotecnia do Instituto de Química, as suas normas de funcionamento, as atribuições e responsabilidades da Coordenação dos Laboratórios Ensino, do corpo técnico, funcionários terceirizados, docentes e discentes durante sua permanência nas dependências destes laboratórios, bem como as orientações básicas de Segurança em Laboratório.

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O presente manual é um reflexo da necessidade de elaborar um guia para ser utilizado na disciplina de Química Analítica quantitativa e foi idealizado com a proposta de permitir inicialmente uma discussão sobre segurança de laboratório, por meio de uma breve introdução sobre Boas Práticas de Laboratório – BPL, principalmente na questão sobre “Segurança em Laboratório” e em um segundo momento trabalhar o conteúdo programático das aulas práticas da referida disciplina que envolve determinações de concentrações utilizando-se as Técnicas Clássicas de análises.

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O presente manual é um reflexo da necessidade de elaborar um guia para ser utilizado na disciplina de Química Analítica Qualitativa e foi idealizado com a proposta de permitir inicialmente uma discussão sobre segurança de laboratório, por meio de uma breve introdução sobre Boas Práticas de Laboratório – BPL, principalmente na questão sobre “Segurança em Laboratório” e em um segundo momento trabalhar o conteúdo programático das aulas práticas da referida disciplina que envolve análise por via seca e via úmida e mais especificamente as análises de ânions e cátions.

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O presente manual é um reflexo da necessidade de elaborar um guia para ser utilizado na disciplina de Química Analítica quantitativa e foi idealizado com a proposta de permitir inicialmente uma discussão sobre segurança de laboratório, por meio de uma breve introdução sobre Boas Práticas de Laboratório – BPL, principalmente na questão sobre “Segurança em Laboratório” e em um segundo momento trabalhar o conteúdo programático das aulas práticas da referida disciplina que envolve determinações de concentrações utilizando-se as Técnicas Clássicas de análises.

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Determinar a solubilidade de algumas amostras líquidas e sólidas para identificar o tipo de grupo funcional que as amostras devem conter e consequentemente propor qual será o composto orgânico em cada caso.

Conceitos e habilidades abordados neste experimento

  • Polaridade de moléculas orgânicas
  • Interações intermoleculares
  • Acidez e basicidade em compostos orgânicos
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Observar propriedades físicas (solubilidade e ponto de ebulição) e químicas (reatividade) para diferentes tipos de alcoóis.

Conceitos e habilidades abordados neste experimento

  • Polaridade de moléculas e interações intermoleculares
  • Solubilidade e ponto de ebulição de compostos orgânicos
  • Mecanismo SN1, reações de oxidação e acidez de alcoóis
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Determinar a solubilidade de algumas amostras líquidas e sólidas para identificar o tipo de grupo funcional que as amostras devem conter e consequentemente propor qual será o composto orgânico em cada caso.

Conceitos e habilidades abordados neste experimento

  • Polaridade de moléculas orgânicas
  • Interações intermoleculares
  • Acidez e basicidade em compostos orgânicos
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Visa proporcionar ao aluno a oportunidade de desenvolver suas habilidades práticas através do manuseio de reagentes e equipamentos, estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico, integrando os conteúdos abordados em sala de aula com os desenvolvidos no laboratório.

O desenvolvimento de atividades de caráter experimental é importante para o desenvolvimento de profissionais de qualquer área de estudo, pois é neste ambiente que são observados na prática os conhecimentos teóricos estudados.

Observação: A realização dos experimentos aqui indicados não deve ser entendida como um trabalho mecânico. O aproveitamento para efeito de aprendizagem será consequência da interpretação dos fatos observados.

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Visa proporcionar ao aluno a oportunidade de desenvolver suas habilidades práticas através do manuseio de reagentes e equipamentos, estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico, integrando os conteúdos abordados em sala de aula com os desenvolvidos no laboratório.

O desenvolvimento de atividades de caráter experimental é importante para o desenvolvimento de profissionais de qualquer área de estudo, pois é neste ambiente que são observados na prática os conhecimentos teóricos estudados.

Observação: A realização dos experimentos aqui indicados não deve ser entendida como um trabalho mecânico. O aproveitamento para efeito de aprendizagem será consequência da interpretação dos fatos observados.

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Visa proporcionar ao aluno a oportunidade de desenvolver suas habilidades práticas através do manuseio de reagentes e equipamentos, estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico, integrando os conteúdos abordados em sala de aula com os desenvolvidos no laboratório.

O desenvolvimento de atividades de caráter experimental é importante para o desenvolvimento de profissionais de qualquer área de estudo, pois é neste ambiente que são observados na prática os conhecimentos teóricos estudados.

Observação: A realização dos experimentos aqui indicados não deve ser entendida como um trabalho mecânico. O aproveitamento para efeito de aprendizagem será consequência da interpretação dos fatos observados.

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IQ-UFRN
2024 Instituto de Química
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.