Informática

INFOIQ O IQ-UFRN disponibiliza aos alunos e servidores que o compõem, laboratórios equipados situado no Prédio de Química III de frente Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM).

Havendo a necessidade de contato, localize a aba CONTATO no site ou ligue para o ramal 103.


Normas gerais de utilização:

  • O Laboratório é de uso exclusivo dos servidores e alunos do IQ;
  • Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 08:00 às 21:00h;
  • Todas as ocorrências técnicas e disciplinares serão encaminhadas para a Diretoria do IQ;
  • Os objetos pessoais (cadernos, apostilas, bolsas,etc.), deixados no laboratório, são de responsabilidade exclusiva do usuário.

Conduta do usuário:

  • Manter a porta do laboratório fechada;
  • Fazer uso da lixeira;
  • Manter o espaço organizado;
  • Não conversar;
  • Não comer, beber ou fumar.

Utilização de programas e equipamentos. É vedado:

  • A instalação ou desinstalação de programas;
  • Desenvolvimento e disseminação de vírus;
  • Abrir equipamentos pertencentes ao laboratório, bem como a retirada de qualquer componente (mouse, teclado, etc), independente de qualquer justificativa ou motivo;
  • Alterar quaisquer configurações dos computadores.

Utilização da Internet:

  • O acesso se restringe às páginas de conteúdo acadêmico, informacional ou institucional concernente às disciplinas e assuntos relacionados ao curso ou de cunho acadêmico;
  • É vedada a divulgação pela rede de mensagens com conteúdo considerado indecoroso, ofensivo ou pretensamente humorístico.

ATENÇÃO! Todo o conteúdo acessado é monitorado pela equipe técnica.

Vem do acrónimo (em inglës) de "Voice Over Internet Protocol", ou seja "Voz sobre IP".

Dicas úteis para um bom funcionamento do seu equipamento:

  • Dica 1: Verifique as conexões dos cabos com o aparelho telefönico. Tudo deve estar bem conectado. O telefone deve estar com o painel principal "ativo". Este já é um bom indicativo de que há conexão do cabo da rede com o aparelho. O cabo de rede que sai do telefone, deve estar conectado na porta (PC). Ele deve estar ligado a placa de rede do micro. O cabo que chega da parede, que fornece a internet, deve estar conectado na porta (INTERNET) do telefone. Laboratório Didático
  • Dica 2: De preferëncia, o cabo de rede do micro deve estar ligado ao telefone. Se no local onde o telefone estiver instalado possuir mais de um ponto de rede(sobrando), neste caso o telefone poderá ficar isolado em um ponto de rede.
  • Dica 3: Se o micro não esta acessando a internet , e o telefone está mudo ....e outros micros ao redor estão sem rede ! Com certeza o problema não é só de telefonia, mas sim de acesso a internet/rede. Neste caso, entre em contato com a SInfo para maiores esclarecimentos.
  • Dica 4: Se não temos energia, não temos telefone. A energia dos nobreaks (que sustenta os switchs) não dura pra sempre. Na maiorias dos casos, o nobreak está junto ao rack para evitar uma eventual queda de energia. Se a energia demorar para voltar, as baterias serão descarregadas e o switch de rede deixará de funcionar. Se o nobreak não voltar a ligar logo após o reestabelecimento da energia, por favor, procure o departamento competente para averiguar as tomadas e consequentemente a energia nos racks.
  • Dica 5: Em caso de atualizações do software do telefone. Como dito anteriormente, nossos telefones se assemelham aos computadores. As vezes, o mesmo realiza atualizações no software que gerencia o telefone. Nestes casos, ao aparecer na tela do telefone "Atualizando .... Aguarde" , proceda conforme a mensagem. Espere que automaticamente o telefone reinicie e reestabeleça o serviço.
Imagens
Software

OPEN SOURCE! Todos os software são de livre comercio.

IQ-UFRN
2018 Instituto de Química
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.