Programa de Pós-Graduação em Química

  • Notícias

Apresentação

27 Mai, 2021 PPGQ UFRN

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFRN tem sede permanente no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, situado no Campus Central na cidade de Natal/RN. É credenciado pela Capes/MEC e, parcialmente, custeado com recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP). Desde sua implantação em 1992 já formou 429 mestres e 198 doutores. Dentre os mestres e doutores formados mais de 80% atendem às instituições de ensino públicas e privadas, não apenas no Rio Grande do norte, mas no Brasil e até mesmo no exterior (como é o caso de alunos egressos como Moisés Romolos que atualmente é professor em uma Universidade Francesa). Isso mostra a importância de um programa de pós-graduação em química para a formação de novos docentes e, consequentemente, para contribuir com a formação de jovens pesquisadores que poderão atuar tanto na iniciativa privadda como na esfera pública.  O corpo docente doPPGQ é composto de pesquisadores experientes com alta produtividade dos quais 60% são bolsistas de produtividade ou pesquisadores de Dsenvolvimento Tecnológico do CNPq. Tais pesquisadores  estão classificados nos níveis 1A (Dulce Maria de Araújo Melo), 1B (Tereza Neuma de Castro Dantas), 1C (Carlos Alberto Martinez Huitle), 1D (Sibele Berenice Castelã Pergher), 1D (Maurício Roberto Bomio Delmonte), 1D (Antonio Souza de Araújo), 1D (José Luiz Cardoso Fonseca), 1D (Kassio Michell Gomes de Lima) e nível 2 ( Julio Cezar de Oliveira Freitas, Djalma Ribeiro da Silva, Rosangela de Carvalho Balaban e Válter José Fernandes Júnior). .A formação acadêmica do corpo docente foi realizada nas melhores universidades e centros de pesquisa do país e do exterior, como Estados Unidos, França, Espanha, Itália, México, etc. A formação de pós-doutorado também foi realizada em países como Alemanha, França, Inglaterra, Estados Unidos e Espanha; além de termos 03 (três) docentes que fizeram pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP), nos melhores grupos de pesquisa daquela instituição. 

O curso dispõe de linhas de pesquisa bem definidas com uma concentração de projetos em todas as áreas, envolvendo catálise, química dos materiais, nanotecnologia, petróleo e petroquímica, energia renováveis, métodos analíticos, entre outros; com projetos que atendem os anseios da indústria nacional e internacional. O programa está sempre renovando os seus critérios de credenciamento e recredenciamento com a finalidade de incorporar ao mesmo docentes jovens e produtivos que possam contribuir com a qualidade do programa e, consequentemente, com a qualidade de seus discentes.

O programa prioriza a boa formação dos seus discentes; além, é claro, de seus desempenhos, pois considera que o sistema de seleção já estabelece essa relação de excelência do discente com o programa, uma vez que na seleção há um filtro que favorece a entrada dos melhores alunos tanto no mestrado quanto no doutorado.

O programa, em geral, promove dois processos seletivos, os quais ocorrem semestralmente e os primeiros candidatos colocados, que não possuem vínculo empregatício, recebem bolsa de estudo de diversos órgãos financiadores, como CNPq, CAPES, ANP/PETROBRAS, para desenvolverem pesquisas básicas e tecnológicas. É notório que os alunos que se candidatam ao curso de mestrado e, que lograram bom desempenho na iniciação científica, com bons trabalhos de final de curso e participantes de programas PET e bolsistas de IC do CNPq, geralmente, são os mais bem classificados para as vagas, com bolsas CAPES e/ou CNPq e, em geral, são aqueles, que detêm os melhores índices de conclusão dentro do tempo de mestrado estipulado pela CAPES.                                  

Linha de Pesquisa

Doutorado | Mestrado
  • Síntese de moléculas com propriedades tensoativas e determinação de suas propriedades físico-químicas; estudo de propriedades tensoativas dos meios micelares; preparo de emulsões, microemulsões e estudo de aplicacões ligadas a indústrias regionais. 

  • Oxidação eletroquímica de poluentes orgânicos por processos diretos e indiretos. Preparação, caracterização e aplicação de microeletrodos para detecção de moléculas inorgânicas e orgânicas em amostras reais. Como também trata de poluentes orgânicos de efluentes industriais. Análise e determinação de subprodutos gerados por oxidação anódica. Avaliação e validação de métodos e técnicas instrumentais utilizadas no laboratório de eletroquímica: HPLC, GC, MS-GC; IR, ATR-TFIR, espectrofotômetro e assim por diante. Corrosão em estruturas de concreto sob atmosfera agressiva; corrosão em dutos transportadores de óleo e gás; inibidores de corrosão para fluidos ácidos; propriedades elétricas de materiais; sensores químicos e biosensores a partir de matrizes poliméricas. 

  • Estudo teórico de: termodinâmica e cinética das reações orgânicas; ligações químicas, aromaticidade e interações intermoleculares de sistemas moleculares orgânicos; sistemas que mimetizam enzimas e de catálise enzimática e mecanismos de reações orgânicas.Estudos envolvendo Machine Learn, DFT e simulação computacional aplicada à química do estado sólido.

  • Estudos eletroquímicos, espectrofotométricos e quimiométricos para interpretação de parâmetros relacionados com alimentos, substâncias proscritas, medicamentos e meio-ambiente.Desenvolvimento e Validação de Metodologias Analíticas Inovadoras Empregando Métodos Quimiométricos de Ordem Superior. Técnicas de análise térmica para caracterização de alimentos e medicamentos. Emprego de técnicas analíticas e classificação multivariada em programas de rastreamento de câncer de colo de útero e de mama no estado do Rio Grande do Norte.

  • Linha de pesquisa que engloba a síntese, caracterização e aplicação de materiais que apresentem características físicas e/ou químicas diferentes das da fase "bulk". Essa linha visa a aplicação de materiais em escala nanométrica para atuação nas áreas de extração de nanofios e síntese de filmes finos nanométricos. É uma linha que atua também no campo de saúde e cosméticos, desenvolvendo protetores solares a base de compósitos de cristais lamelares e moléculas orgânicas intercaladas. Nessas áreas se desenvolve nanoencapsulamento de biomoléculas para liberação controlada e bioprodutos para aplicação medicinal, cosméticos e agricultura. Desenvolvimento de nanodispositivos e baterias.

  • Essa linha tem por objetivo o desenvolvimento de novos combustíveis versáteis para a aviação, como o bioquerosene e outros combustíveis verdes; visa implementar os aspectos sociais, ambientais e econômicos a partir do uso desses combustíveis. Desenvolvimento de processos e catalisadores para refino de petróleo, preparo de biocombustíveis e produtos petroquímicos. Análise e desenvolvimento de métodos analíticos para gasolina, diesel, QAV, álcool etílico, lubrificantes e aditivos correlatos. Produção de Hidrogênio verde e biocombustíveis a partir da biomassa.

  • Síntese, caracterização e avaliação das propriedades físico-químicas de polímeros no estado sólido e em solução, para utilizações como materiais dentários, fluidos para recuperação de petróleo e sistemas de liberação controlada de fármacos. Também visa caracterizar esses polímeros por espalhamento dinâmico de luz. Estudar toda reologia de soluções desses biopolímeros. 

  • Essa linha visa o desenvolvimento de materiais estruturados para uso em catalisadores em diversas reações; também visa preparar transportadores de oxigênio à base de perovsquitas para produção de energia e capturar o CO2. Visa também a preparação de materiais híbridos, materiais mesoporosos que possam ser usados para produção de energia, como também para reações gás-oleo. Síntese de catalisadores para produção de hidrogênio a partir do etanol e do metano; Preparação de catalisadores de Baixo Custo e Alta Resistência à Formação de Coque a Base de Ni suportados em Al2O3 e promovidos com MgO Sintetizados pelo Método One-pot para Produção de H2 via Reforma a Seco do Metano; Desenvolvimento de metodologias de caracterização textural avançada de catalisadores porosos; Desenvolvimento de materiais catalíticos a base de Zeólitas, materiais mesoporosos, perovskitas, óxidos, argilas polarizadas e sistemas de suportes estruturados a base de alumina e óxido de magnésio; envolvendo reações de reforma catalítica para produção de gás de síntese; desenvolvimento de filmes finos para células fotovoltaicas; produção de materiais para revestimento de poços de petróleo,etc. 

  • Linha de pesquisa dedicada a síntese e/ou isolamento de moléculas orgânicas de interesse biotecnológico. Com projetos relacionados à caracterização estrutural e avaliação de propriedades biológicas de substâncias naturais produzidas pelo metabolismo secundário, fixo e volátil, de plantas da caatinga, principalmente; projetos envolvendo o estudo químico e biológico de esponjas marinhas do litoral do Rio Grande do Norte e ainda estudos visando a extração de moléculas bioativas obtidas a partir da cultura de microrganismos marinhos, oriundos de sedimentos coletados na costa brasileira. E vários projetos voltados para a síntese de compostos orgânicos heterocíclicos nitrogenados, especialmente quinoxalinas e benzimidazóis, almejando aplicações em áreas biológicas, tais como atividade anticâncer; de quimiossensores seletivos para espécies iônicas e biomoléculas relevantes; de materiais moleculares, incluindo cristais líquidos e dispositivos OLED.

  • Essa linha envolve os processos e desenvolvimento de materiais como sensores que visem aplicação ambiental, tais como: tratamento de efluentes gasosos, líquidos e sólidos de diferentes industrias. Essa linha também envolve metodologias para a proteção ambiental, prevenção dos impactos negativos ao ser humano e ao meio ambiente. Um dos objetivos dessa linha é fornecer soluções para diminuir os influxos de substancias, tratar resíduos ambientais usando as técnicas analíticas e espectroscópicas, além dos processos químicos e eletroquímicos.

Grade Curricular

Código Ano/Período Componente Curricular
dout14 2014.2 Doutorado em Química - Presencial
Código Ano/Período Componente Curricular
mest14 2014.2 Mestrado em Química - Presencial
Alunos Ativos
  1. User Avatar
    Alane Priscilla américo dos Santos 20181030680
  2. User Avatar
    Aline Nascimento Vasconcelos 20191023221

Corpo Docente

Amanda Duarte Gondim

Amanda Duarte Gondim, Petróleo

Permanente
Local
IQ3 - 2º andar - sala: 7  
Ramal / Fone
165 / 3342-2323
Email
amanda.gondim@ufrn.br
lattes
http://lattes.cnpq.br/6738828245487480
Ana Carolina de Oliveira Neves Menezes

Ana Carolina de Oliveira Neves Menezes, Química-Geral

Permanente
Local
IQ2 - sala: 32  
Ramal / Fone
150 /
Email
Carolinaneves00@hotmail.com
Anderson dos Reis Albuquerque

Anderson dos Reis Albuquerque, Físico-Química

Permanente
Local
IQ2 - cnt - sala: 1  
Ramal / Fone
173 / 3342-2323
Email
anderson.reis@ufrn.br
lattes
http://lattes.cnpq.br/4983201442276288
Antônio Souza de Araújo

Antônio Souza de Araújo, Inorgânica

Permanente
Local
IQ2 - sala: 59  
Ramal / Fone
157 / 3215-3830
Email
antonio.araujo@ufrn.br
lattes
http://lattes.cnpq.br/9770622597949866
Bráulio Silva Barros (UFPE)

Bráulio Silva Barros (UFPE), Engenharia de Materiais

Visitante
Local
Outros Departamentos - sala:   
Email
braulio.barros@ufpe.br
lattes
http://lattes.cnpq.br/8938691250105531
Carlos Alberto Martinez Huitle

Carlos Alberto Martinez Huitle , Analítica

Permanente
Local
IQ3 - 1º andar - sala: 31  
Ramal / Fone
157 / 3342-2323
Email
carlos.alberto.mh@ufrn.br
lattes
http://lattes.cnpq.br/2485073932883264
Davi Serradella Vieira

Davi Serradella Vieira, Físico-Química

Permanente
Local
IQ3 - 2º andar - sala: 12  
Ramal / Fone
120 / 3342-2323
Email
davi.vieira@ufrn.br
lattes
http://lattes.cnpq.br/4185159774625471
Djalma Ribeiro da Silva

Djalma Ribeiro da Silva , Petróleo

Permanente
Local
NUPPRAR - 1º andar - sala:   
Email
djalmaproplan@reitoria.ufrn.br
lattes
http://lattes.cnpq.br/2791074318745945
Dulce Maria de Araújo Melo

Dulce Maria de Araújo Melo , Inorgânica

Permanente
Local
NUPPRAR - 2º andar - sala:   
Ramal / Fone
142 / 3342-2323
Email
daraujomelo@gmail.com
lattes
http://lattes.cnpq.br/3318871716111536
Fabrício Gava Menezes

Fabrício Gava Menezes, Orgânica

Permanente
Local
IQ3 - 2º andar - sala: 15  
Ramal / Fone
116 / 3342-2323
Email
fabricio.menezes@ufrn.br
lattes
http://lattes.cnpq.br/2848745987784319
José Luis Cardozo Fonseca

José Luis Cardozo Fonseca, Físico-Química

Permanente
Local
NUPPRAR - 3º andar - sala:   
Ramal / Fone
156 / 3342-2323
Email
jose.fonseca@ufrn.br
lattes
http://lattes.cnpq.br/8143800826985556
Júlio Cézar de Oliveira Freitas

Júlio Cézar de Oliveira Freitas , Petróleo

Permanente
Local
IQ2 - sala: 40  
Ramal / Fone
128 / 3342-2323
Email
julio.freitas@ufrn.br
lattes
http://lattes.cnpq.br/2357217530716519
Kássio Michell Gomes de Lima

Kássio Michell Gomes de Lima, Analítica

Permanente
Local
IQ3 - 2º andar - sala: 10  
Ramal / Fone
112 / 3342-2323
Email
kassio.lima@ufrn.br
lattes
http://lattes.cnpq.br/6928918856031880
Leandro de Santis Ferreira

Leandro de Santis Ferreira, Farmácia

Colaborador
Local
Outros Departamentos - sala:   
Email
leansf@ccs.ufrn.br
lattes
http://lattes.cnpq.br/6622861873027635
Luciene da Silva Santos

Luciene da Silva Santos, Petróleo

Permanente
Local
IQ3 - 2º andar - sala: 3  
Ramal / Fone
106 / 3342-2323
Email
luciene.santos@ufrn.br
Luiz Henrique da Silva Gasparotto

Luiz Henrique da Silva Gasparotto, Físico-Química

Permanente
Local
IQ2 - sala: 1  
Ramal / Fone
132 / 3342-2323
Email
luiz.gasparotto@ufrn.br
lattes
http://lattes.cnpq.br/2649423643904707
Marco Antonio Quiroz Alfaro

Marco Antonio Quiroz Alfaro, Química-Geral

Visitante
Local
IQ2 - sala: 36  
Email
marcoa.quiroz@udlap.mx
Maurício Roberto Bomio Delmonte (CT)

Maurício Roberto Bomio Delmonte (CT), Engenharia de Materiais

Permanente
Local
Outros Departamentos - sala:   
Email
mauricio.bomio@ct.ufrn.br
lattes
http://lattes.cnpq.br/9558299312183852
Miguel Ângelo Fonseca de Souza

Miguel Ângelo Fonseca de Souza, Inorgânica

Permanente
Local
IQ3 - 2º andar - sala: 18  
Ramal / Fone
110 / 3342-2323
Email
miguel.souza@ufrn.br
lattes
http://lattes.cnpq.br/3530941218204965
Pollyana Souza Castro

Pollyana Souza Castro, Analítica

Permanente
Local
NUPPRAR - 1º andar - sala: 3  
Ramal / Fone
151 / 3342-2323
Email
pollyana.castro@ufrn.br
lattes
http://lattes.cnpq.br/4538444915937772
Renata Mendonça Araújo

Renata Mendonça Araújo, Orgânica

Permanente
Local
IQ3 - 2º andar - sala: 13  
Ramal / Fone
118 / 3342-2323
Email
renata.mendonca@ufrn.br
lattes
http://lattes.cnpq.br/4163879756935913
Rosângela de Carvalho Balaban

Rosângela de Carvalho Balaban, Petróleo

Permanente
Local
LAPET - Térreo - sala: 11  
Ramal / Fone
130 / 3342-2323
Email
rosangela.balaban@ufrn.br
lattes
http://lattes.cnpq.br/7711521318854102
Sibele Berenice Castellã Pergher

Sibele Berenice Castellã Pergher, Petróleo

Permanente
Local
IQ2 - sala: 43  
Ramal / Fone
139 / 3342-2323
Email
sibele.pergher@ufrn.br
lattes
http://lattes.cnpq.br/5249001430287414
Tereza Neuma de Castro Dantas

Tereza Neuma de Castro Dantas, Química-Geral

Permanente
Tiago Pinheiro Braga

Tiago Pinheiro Braga, Físico-Química

Permanente
Local
IQ3 - 2º andar - sala: 6  
Ramal / Fone
108 / 3342-2323
Email
tiago.braga@ufrn.br
lattes
http://lattes.cnpq.br/9170391410490804
Valter Jose Fernandes Júnior

Valter Jose Fernandes Júnior, Analítica

Permanente
Local
IQ3 - 1º andar - sala: 31  
Ramal / Fone
126 / 3211-9240
Email
valter.fernandes@ufrn.br
lattes
http://lattes.cnpq.br/1595902438130772

Disciplinas Ofertadas

Calendário

Error Image
Ooops!

What an embarrassing situation, requested page can not be found or it doesn't exist.

Processos Seletivos

Período Processos Seletivos
02/02/2022 à 10/02/2022 Edital Nª 02/2022_DOUTORADO_PPGQ (02/02/2022 : 10/02/2022)
Período Processos Seletivos
02/02/2022 à 10/02/2022 Edital Nª 01/2022_MESTRADO_PPGQ (02/02/2022 : 10/02/2022)

Notícias

Annual alumni game

Jul 25, 2015
9:00 - 11:00

Suspendisse faucibus sem nec dictum tristique. Morbi quis scelerisque ligula. Mauris id nisl eget velit tincidunt congue. Nam vel egestas arcu. Donec pretium rutrum justo eu dapibus... MORE

School talents gathering

Aug 25, 2015
8:30 - 10:30

Curabitur fringilla, massa sit amet ultricies iaculis, nisi lorem faucibus justo, eu interdum odio nunc eu lorem. Aliquam auctor id augue posuere consectetur. Maecenas mollis nisl ut diam condimentum, eu sagittis ante elementum... MORE

Campus "Open Doors"

Sep 04, 2015
Sep 11, 2015

In non commodo risus. Praesent fringilla ligula in orci consectetur pulvinar. Nunc facilisis metus pellentesque, vestibulum libero eget, varius elit. Aliquam sed gravida dui, a imperdiet eros... MORE

Brian McMeltingberg Anniversary

Sep 15, 2015
13:30 - 15:00

Phasellus volutpat sapien sit amet tellus gravida, nec dignissim elit congue. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus leo magna, condimentum vitae feugiat id, lobortis et nibh... MORE

Newcomers welcome party

Sep 23, 2015
19:30 - 02:00

Sed magna nisl, consectetur sed nisl in, fermentum bibendum dui. Suspendisse vulputate diam quis tellus accumsan, et pellentesque massa iaculis. Nullam hendrerit lacinia nisl, at tincidunt orci dictum in... MORE

Infraestrutura

Egressos

Error Image
Ooops!

What an embarrassing situation, requested page can not be found or it doesn't exist.

Contatos Coordenação de Pós-Graduação em Química

Local
IQ2 - sala: 4 
Horário
08:30 - 21:00
Telefone / Ramal
3342-2323 / 136
E-mail
ppgq.ufrn@gmail.com
Dulce Maria de Araújo Melo

Dulce Maria de Araújo Melo , Inorgânica

Coordenador(a) de Pós-Graduação
Renata Mendonça Araújo

Renata Mendonça Araújo, Orgânica

Vice Coordenador(a) de Pós-Graduação
Pedro Santos Barbosa

Pedro Santos Barbosa, Secretaria-Pós

Assistente Administrativo
Fale conosco!

IQ-UFRN
2022 Instituto de Química
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.