Eleição para coordenador e vice coordenador do curso de Química
04 a 06 de maio de 2015

CHAPA 1 – Diálogo e Compromisso

Fabiano do Espírito Santo Gomes
Candidato a Coordenador

Amanda Duarte Gondim
Candidata a Vice Coordenadora

PROPOSTAS

No âmbito da gestão

Aproximar a comunidade discente e docente da coordenação de graduação através de um diálogo participativo, aberto e respeitoso.

Realizar um Workshop com os estudantes de graduação (ativos e egressos) e docentes para discutir as mudanças a serem implementadas na estrutura curricular, programa das disciplinas e no projeto pedagógico dos cursos.

Incentivar a participação dos estudantes no colegiado do curso e nas instâncias deliberativas do IQ, seja através de representação discente escolhida por votação ou através da criação de um Centro Acadêmico.

Articular os docentes para a realização de uma orientação acadêmica eficaz, especialmente no que diz respeito ao Regime de Observação Acadêmica, a ser implementado em 2015.2 de acordo com o Regulamento dos Cursos de Graduação.

Elaborar e disponibilizar um manual de orientação ao aluno ingressante, com o qual ele possa conhecer o funcionamento das instâncias da UFRN e do IQ, bem como seus direitos e deveres e, dessa forma, poder aproveitar melhor seus primeiros meses na universidade.

No âmbito do ensino de graduação

Continuar as discussões, iniciadas na gestão anterior, para a revisão do projeto pedagógico dos cursos de Química, com a participação dos docentes, estudantes e da PROGRAD.

Dar apoio e suporte à elaboração e desenvolvimento de projetos de ensino e de monitoria por docentes do IQ, em sintonia com as diretrizes da PROGRAD e com os planos de gestão do IQ e de desenvolvimento institucional da UFRN.

No âmbito das atividades de pesquisa e estágio

Incentivar a participação de estudantes em laboratórios de pesquisa e realizar atividades para a divulgação dos trabalhos realizados, em parceria com o PPGQ.

Continuar e contribuir para a melhoria da Semana de Defesas de Estágio, iniciada na gestão anterior.

Incentivar o estágio curricular obrigatório em indústrias da região, a partir de parcerias com as mesmas e com o IEL.

No âmbito das atividades de extensão

Dar apoio e suporte à elaboração de projetos de extensão, e incentivar a participação dos estudantes nestes projetos, como a CIENTEC e Minicursos.

Promover anualmente a Mostra de Química na Escola, evento no qual a coordenação e estudantes voluntários ou bolsistas de projetos de extensão visitarão escolas da grande Natal de modo a divulgar o curso de química aos estudantes do ensino médio, bem como difundir a química através da execução de experimentos e jogos químicos.

Promover cursos de capacitação para os estudantes de graduação em química, em parceria com o SENAI, CRQ e Petrobrás/ANP, de modo a complementar a formação acadêmico-profissional de nossos estudantes.

Articular junto com as indústrias da região e em parceria com o CRQ visitas técnicas de modo a permitir que os estudantes possam conhecer in loco as atribuições de um profissional químico nessas indústrias e os processos industriais e normas de segurança dessas empresas.

VEJA +