Minicursos 2020.1, Minicurso(s)

 
Inscrição: 10 Fev, 2020 até 14 Fev, 2020 Graduação


MINICURSOS 2020.1

INSCRIÇÕES: 10/02 - 13/02

CONFIRMAÇÃO: 1 Kg DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL


Programação:
  • A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO: DA PRODUÇÃO AO REFINO
    Ministrante(s)
    Alexandre Leiras (UFRJ)
    Local
    SETOR DE AULAS III (Sala 3F1)
    Periodo
    17/02 a 19/02
    Hora
    14h às 18h
    Carga horária
    10 horas
    Vagas
    30
    Já Preenchidas
    96.666666666667%
    Confirmação
       Já Confirmados!   
    Ementa

    - Origens do Petróleo e suas acumulações.
    - Exploração e desenvolvimento de reservatórios.
    - Construção de poços.
    - Escoamento de petróleo: elevação natural e artificial.
    - Sistemas de Produção de petróleo.
    - Plantas de processamento de petróleo.
    - Esquemas de Refino.

  • Esgotado
    CATÁLISE POR COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO
    Ministrante(s)
    katia Bernardo Gusmão (UFRGS)
    Local
    IQ1 - sala: 7 (Sala de Aula)
    Periodo
    17/02 a 20/02
    Hora
    14h às 16h
    Carga horária
    8 horas
    Vagas
    30
    Já Preenchidas
    103.33333333333%
    Confirmação
       Já Confirmados!   
    Ementa

    - Introdução.
    - Fundamentos da Catálise Homogênea (Conceitos Básicos, Grandezas de Reação, Contagem de Elétrons, Reações Elementares, Ciclos Catalíticos).
    - Principais Processos Catalíticos (Hidrogenação, Isomerização, Oligomerização, Polimerização, Telomerização, Carbonilação,Hidroformilação, Metátese, Oxidação e Catálise Assimétrica).
    - Catálise Bifásica.
    - Sistemas Catalíticos obtidos por heterogeneização de compostos de coordenação.

  • Esgotado
    COMO ESCREVER UM TRABALHO CIENTÍFICO
    Ministrante(s)
    Prof. Edgar Perin Moraes
    Local
    IQ3 - 1º andar - sala: 32 (Auditório)
    Periodo
    17/02 a 21/02
    Hora
    10h às 12h
    Carga horária
    10 horas
    Vagas
    40
    Já Preenchidas
    100%
    Confirmação
       Já Confirmados!   
    Ementa

    - Considerações Gerais. Preparativos antes de começar. 
    - Tipos de Publicações. 
    - Construção de um artigo. Seções de Um Artigo Científico. Estrutura. Detalhes técnicos. 
    - Estilo e Linguagem: Especificidade, Complexidade e Ambiguidade. 
    - Estilo e Linguagem: Redundâncias, Ação no Verbo, Fluidez de Texto, Ritmo de Escrita. 
    - Linguagem: Escrever em Inglês, Topic Sentences, Cover Letters, Considerações finais. 

  • Esgotado
    ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS
    Ministrante(s)
    Adriano César | Luiz Fernando
    Local
    IQ3 - 1º andar - sala: 32 (Auditório)
    Periodo
    19/02 a 21/02
    Hora
    14h às 18h
    Carga horária
    10 horas
    Vagas
    30
    Já Preenchidas
    100%
    Confirmação
       Já Confirmados!   
    Ementa

    • Aula 1 (19/02/2020,14h-16h): Ensino Híbrido e Metodologias Ativas - Teoria e prática: A educação em uma sociedade tecnológica, definição de ensino híbrido e metodologias ativas, estudante independente versus estudante dependente, teorias de aprendizagem associadas ao ensino híbrido e metodologias ativas;
    • Aula 2  (19/02/2020,16h-18h): Uso de ferramentas em sala de aula, tais como Google Classrooom, Google Formulários, Plickers, Socrative, Kahoot: Planejamento e aplicação de ferramentas tecnológicas associadas ao ensino de Química; 
    • Aula 3  (20/02/2020,14h-16h): Uma aula utilizando o Ensino Híbrido: Orientação para produção de planos de aulas; Planejamento e aplicação da metodologia do Ensino Híbrido para o ensino de Química; 
    • Aula 4  (20/02/2020,16h-18h): Uma aula utilizando as metodologias ativas - Peer Instruction e Pogil: Apresentação das principais metodologias ativas e aplicação do Peer Instruction e Pogil em sala de aula;
    • Aula 5  (21/02/2020,14h-16h): Unindo O Ensino Híbrido e as metodologias ativas: Produção de material instrucional para aplicação do ensino híbrido e metodologias ativas por parte dos participantes, apresentação do produto final, avaliação do minicurso.

  • Esgotado
    INICIAÇÃO A HIALOTECNIA
    Ministrante(s)
    Miquéias Araújo da Silva Dantas
    Local
    IQ1 - sala: 4 (Laboratório de Hialotecnia)
    Periodo
    17/02 a 21/02
    Hora
    08h às 10h
    Carga horária
    10 horas
    Vagas
    10
    Já Preenchidas
    100%
    Confirmação
       Já Confirmados!   
    Ementa

    - Teorias e práticas básicas da hialotecnia.

  • INTRODUÇÃO A BIOCATÁLISE (TEORIA/PRÁTICA)
    Ministrante(s)
    Prof. Marcos Reinaldo da Silva
    Local
    SETOR DE AULAS III (Sala 3F1)
    Periodo
    17/02 a 19/02
    Hora
    10h às 12h
    Carga horária
    6 horas
    Vagas
    15
    Já Preenchidas
    93.333333333333%
    Confirmação
       Já Confirmados!   
    Ementa

     

    Teórica 1

    Aula 17/02 (10-12h)

    • Introdução a Biocatálise

    • Fundamentos da Biocatálise

    • Vantagens da Biocatálise frente a metodologias tradicionais

    • Modelos de Reações em Hidrólises e Reduções usando enzimas

    Teórica 2

    Aula 18/02 (10-11h)

    • Aplicações da Biocatálise em Síntese Orgânica

    • Aplicações Industriais da Biocatálise em dias atuais

    Prática 1

    Aula 18/02 (10-12h)

    • Sintetizar o 1-feniletanol a partir da acetofenona usando Daucus carota

    Prática 2

    Aula 19/02 (10-12h)

    • “Workup” da biorredução da acetofenona

    • Análise da conversão dos produtos de redução via CG-MS

  • Esgotado
    INTRODUÇÃO AO TRATAMENTO DE DADOS RIETVELD APLICADO A DRX
    Ministrante(s)
    Nenhum Cadastro
    Local
    IQ3 - 1º andar - sala: 31 (Laboratório Didático de Informática)
    Periodo
    17/02 a 21/02
    Hora
    10h às 12h
    Carga horária
    10 horas
    Vagas
    18
    Já Preenchidas
    100%
    Confirmação
       Já Confirmados!   
    Ementa

    - Breve histórico;
    - Contextualização dos conteúdos no cotidiano da pesquisa e desenvolvimento tecnológico;
    - Compreensão de conceitos e metodologias sistemáticas organizadas em softwares;
    - Aplicação desta metodologia para compreensão mínima aplicada a caracterização de sistemas policristalinos;
    - Aplicação e demonstração destas metodologias utilizando software livre;

     

  • NANOMATERIAIS E O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS
    Ministrante(s)
    Rafael da Silva Fernandes
    Local
    LAPET (Sala de aula-1 do Laboratório)
    Periodo
    17/02 a 20/02
    Hora
    10h às 12h
    Carga horária
    8 horas
    Vagas
    25
    Já Preenchidas
    96%
    Confirmação
       Já Confirmados!   
    Ementa

    - Fundamentos da Nanociência e Nanotecnologia:
    a) Introdução, definições e conceitos básicos;
    b) Histórico;

    - Nanomateriais e nanoestruturas:
    a) Classificações: i. Forma; ii. Estrutura; iii. Propriedades;
    b) Propriedades (químicas e físicas);
    c) Métodos de síntese (top-down e bottom-up);
    d) Caracterizações;
    - Novos materiais
    - Aplicações/perspectivas;

  • NOÇÕES PRÁTICAS LABORATORIAIS EM CIMENTAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO
    Ministrante(s)
    Paulo Henrique Moreira
    Local
    IQ2 - sala: 50 (Laboratório (LABCIM))
    Periodo
    17/02 a 21/02
    Hora
    08h às 10h
    Carga horária
    10 horas
    Vagas
    20
    Já Preenchidas
    95%
    Confirmação
       Já Confirmados!   
    Ementa

    - Introdução a cimentação de poços petrolíferos;
    - Equipamentos de caracterização API;
    - Normas API SPEC 10A, RP10B2 e NBR 9831;
    - Especificação de bateladas de cimento;
    - Rotina de laboratório de performance;
    - Calibração.

    Obs.: Será necessário trazer jaleco, vir trajando calça jeans e sapato fechado

  • TENDÊNCIAS ATUAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA
    Ministrante(s)
    Prof. Luiz Alberto da Silva Junior
    Local
    IQ1 - sala: 7 (Sala de Aula)
    Periodo
    18/02 e 20/02
    Hora
    09h às 12h
    Carga horária
    6 horas
    Vagas
    25
    Já Preenchidas
    96%
    Confirmação
       Já Confirmados!   
    Ementa

    O minicurso irá abordar algumas tendências atuais sobre o campo da formação de professores de Química no Brasil e no mundo, dando ênfase em abordagens metodológicas voltadas para a prática docente em sala de aula. Será apresentado um breve panorama histórico para compreender como a formação de professores no Brasil foi construída e consolidada através das políticas públicas, os desafios para a escola do século XXI e as novas abordagens metodológicas: ensino CTSA, aprendizagem baseada em problemas e tecnologias digitais no ensino de química. 
    O minicurso terá um módulo teórico, no qual serão discutidos os aspectos conceituais, e um módulo prático onde os participantes irão vivenciar as metodologias apresentadas e elaborar propostas a partir de material disponibilizado pelo professor.

IQ-UFRN
2020 Instituto de Química
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.