MINICURSOS 2020.1
INSCRIÇÕES: 10/02 - 13/02
CONFIRMAÇÃO: 1 Kg DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL
- Origens do Petróleo e suas acumulações.
- Exploração e desenvolvimento de reservatórios.
- Construção de poços.
- Escoamento de petróleo: elevação natural e artificial.
- Sistemas de Produção de petróleo.
- Plantas de processamento de petróleo.
- Esquemas de Refino.
- Introdução.
- Fundamentos da Catálise Homogênea (Conceitos Básicos, Grandezas de Reação, Contagem de Elétrons, Reações Elementares, Ciclos Catalíticos).
- Principais Processos Catalíticos (Hidrogenação, Isomerização, Oligomerização, Polimerização, Telomerização, Carbonilação,Hidroformilação, Metátese, Oxidação e Catálise Assimétrica).
- Catálise Bifásica.
- Sistemas Catalíticos obtidos por heterogeneização de compostos de coordenação.
- Considerações Gerais. Preparativos antes de começar.
- Tipos de Publicações.
- Construção de um artigo. Seções de Um Artigo Científico. Estrutura. Detalhes técnicos.
- Estilo e Linguagem: Especificidade, Complexidade e Ambiguidade.
- Estilo e Linguagem: Redundâncias, Ação no Verbo, Fluidez de Texto, Ritmo de Escrita.
- Linguagem: Escrever em Inglês, Topic Sentences, Cover Letters, Considerações finais.
• Aula 1 (19/02/2020,14h-16h): Ensino Híbrido e Metodologias Ativas - Teoria e prática: A educação em uma sociedade tecnológica, definição de ensino híbrido e metodologias ativas, estudante independente versus estudante dependente, teorias de aprendizagem associadas ao ensino híbrido e metodologias ativas;
• Aula 2 (19/02/2020,16h-18h): Uso de ferramentas em sala de aula, tais como Google Classrooom, Google Formulários, Plickers, Socrative, Kahoot: Planejamento e aplicação de ferramentas tecnológicas associadas ao ensino de Química;
• Aula 3 (20/02/2020,14h-16h): Uma aula utilizando o Ensino Híbrido: Orientação para produção de planos de aulas; Planejamento e aplicação da metodologia do Ensino Híbrido para o ensino de Química;
• Aula 4 (20/02/2020,16h-18h): Uma aula utilizando as metodologias ativas - Peer Instruction e Pogil: Apresentação das principais metodologias ativas e aplicação do Peer Instruction e Pogil em sala de aula;
• Aula 5 (21/02/2020,14h-16h): Unindo O Ensino Híbrido e as metodologias ativas: Produção de material instrucional para aplicação do ensino híbrido e metodologias ativas por parte dos participantes, apresentação do produto final, avaliação do minicurso.
- Teorias e práticas básicas da hialotecnia.
Teórica 1
Aula 17/02 (10-12h)
• Introdução a Biocatálise
• Fundamentos da Biocatálise
• Vantagens da Biocatálise frente a metodologias tradicionais
• Modelos de Reações em Hidrólises e Reduções usando enzimas
Teórica 2
Aula 18/02 (10-11h)
• Aplicações da Biocatálise em Síntese Orgânica
• Aplicações Industriais da Biocatálise em dias atuais
Prática 1
Aula 18/02 (10-12h)
• Sintetizar o 1-feniletanol a partir da acetofenona usando Daucus carota
Prática 2
Aula 19/02 (10-12h)
• “Workup” da biorredução da acetofenona
• Análise da conversão dos produtos de redução via CG-MS
- Breve histórico;
- Contextualização dos conteúdos no cotidiano da pesquisa e desenvolvimento tecnológico;
- Compreensão de conceitos e metodologias sistemáticas organizadas em softwares;
- Aplicação desta metodologia para compreensão mínima aplicada a caracterização de sistemas policristalinos;
- Aplicação e demonstração destas metodologias utilizando software livre;
- Fundamentos da Nanociência e Nanotecnologia:
a) Introdução, definições e conceitos básicos;
b) Histórico;
- Nanomateriais e nanoestruturas:
a) Classificações: i. Forma; ii. Estrutura; iii. Propriedades;
b) Propriedades (químicas e físicas);
c) Métodos de síntese (top-down e bottom-up);
d) Caracterizações;
- Novos materiais
- Aplicações/perspectivas;
- Introdução a cimentação de poços petrolíferos;
- Equipamentos de caracterização API;
- Normas API SPEC 10A, RP10B2 e NBR 9831;
- Especificação de bateladas de cimento;
- Rotina de laboratório de performance;
- Calibração.
Obs.: Será necessário trazer jaleco, vir trajando calça jeans e sapato fechado
O minicurso irá abordar algumas tendências atuais sobre o campo da formação de professores de Química no Brasil e no mundo, dando ênfase em abordagens metodológicas voltadas para a prática docente em sala de aula. Será apresentado um breve panorama histórico para compreender como a formação de professores no Brasil foi construída e consolidada através das políticas públicas, os desafios para a escola do século XXI e as novas abordagens metodológicas: ensino CTSA, aprendizagem baseada em problemas e tecnologias digitais no ensino de química.
O minicurso terá um módulo teórico, no qual serão discutidos os aspectos conceituais, e um módulo prático onde os participantes irão vivenciar as metodologias apresentadas e elaborar propostas a partir de material disponibilizado pelo professor.
07 | 06 | 03 | 01 |
12 | 11 | 10 | 09 | 08 | 07 | 06 | 04 | 03 | 02 | 01 |
12 | 09 | 08 | 07 | 06 | 05 | 03 | 02 | 01 |
12 | 11 | 10 | 09 | 08 | 07 | 06 | 05 | 04 | 03 | 02 | 01 |
12 | 10 | 09 | 08 | 07 | 06 | 05 | 04 | 02 | 01 |
12 | 11 | 10 | 09 | 08 | 07 | 06 | 05 | 04 | 03 | 02 | 01 |
12 | 11 | 10 | 09 | 08 | 07 | 06 | 05 | 04 | 03 | 02 | 01 |
12 | 11 | 10 | 09 | 08 | 07 | 06 | 05 | 04 | 03 | 02 | 01 |
12 | 11 | 10 | 09 | 08 | 07 | 06 | 05 | 04 | 03 | 02 | 01 |
12 | 11 | 10 | 09 | 08 | 07 | 06 | 05 | 04 | 03 | 02 | 01 |
12 | 11 | 10 | 09 | 08 | 07 | 06 | 05 | 04 | 03 | 02 | 01 |
12 | 11 | 10 | 09 | 08 | 02 | 01 |
12 | 10 | 09 | 08 | 07 | 06 | 05 | 04 | 03 | 02 | 01 |
12 | 11 | 10 | 08 | 07 | 06 | 05 | 04 | 03 | 02 | 01 |
O curso tem como objetivo a capacitação de profissionais da química e áreas afins para atuação como químicos/té ... LEIA +