STI orienta como acessar as redes de wi-fi atualizadas da UFRN
Novidade na wi-fi

Desde o dia 27 de dezembro de 2023, o wi-fi do Campus Central da UFRN está diferente. Agora, uma terceira rede se juntou às duas já existentes e as três passaram a utilizar um sistema de autenticação para serem acessadas. A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) está orientando alunos, servidores e visitantes sobre como se ajustar às mudanças.

A novidade é a rede UFRN-Visitantes, disponível para visitantes e egressos que estiverem no campus. Ao clicar na opção “conectar”, o usuário será redirecionado para o site gov.br para inserir seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha. Após esse passo, o acesso à internet é liberado.

A rede intitulada UFRN é a mais conhecida pelos que já frequentam a Universidade e é aberta para servidores, alunos e terceirizados presentes no Campus Central. Para acessá-la, basta utilizar as credenciais do sistema SIG. A Eduroam também já existia no campus e é destinada a estudantes e pesquisadores de outras instituições que visitam a UFRN. Para entrar nela, também é necessário se autenticar via SIG.

Vídeos EDUROAM

Edivaldo Cavalcante, diretor de redes e infraestrutura da STI, explica que a mudança oferece mais segurança aos usuários. “As redes de wi-fi públicas facilitam muito a vida das pessoas, mas, ao mesmo tempo, elas oferecem riscos à segurança que precisam ser considerados, principalmente as redes abertas que não exigem senha e autenticação”, esclarece. O diretor alerta que a falta de autenticação resulta em vulnerabilidade para possíveis ataques de hackers.

A STI escolheu o período de recesso das aulas para implementar as atualizações com o objetivo de minimizar os possíveis danos causados por erros no novo sistema. Caso o usuário encontre dificuldades no acesso, Edivaldo recomenda procurar a central de Tecnologia da Informação (TI) do centro acadêmico onde o problema está ocorrendo. A STI também publicou orientações no Instagram, e no YouTube há um passo a passo para ajudar os usuários.

* Manuais em PDF

* Tutorial do CAUS para cadastro de funcionários terceirizados