Notícia

Repeleste participa de competição internacional de Empreendedorismo
Programa Miniempresa em parceria com o Instituto de Química da UFRN

A Miniempresa Repeleste, uma iniciativa da Junior Achievement – RN, que desenvolve o Programa Miniempresa em parceria com o Instituto de Química da UFRN, classificou-se para participar do 14th Company of the Year (COY) – Etapa Americas. O evento organizado pela JA Americas acontecerá entre os dias 3 e 10 de dezembro em Retalhuleu, Guatemala. A miniempresa já havia ganhado o Prêmio Miniempresa Destaque 2022 na etapa regional e conseguiu ficar entre as três melhores miniempresas na etapa nacional, conseguindo a indicação. 

A miniempresa nasceu em meio a um surto de dengue, chikungunya e zika no Brasil que registrava um aumento expressivo de casos entre janeiro e abril de 2022. Daí surgiu a ideia de criar um repelente vegano e orgânico em substituição aos produtos sintéticos normalmente vendidos.

Na composição do Repeleste é utilizado óleo de coco sem cheiro, responsável pela hidratação da pele, e óleos essenciais responsáveis pela repelência e fragrância. O produto também tem a proposta de ser economicamente acessível e não prejudicar o meio ambiente, sendo, portanto, uma compra verde.

“Após alguns protótipos, desenvolvemos duas linhas de produção diferentes utilizando uma mistura de óleos essenciais orgânicos, como cravo da índia, citronela, eucalipto, lavanda e gerânios. Tudo sustentável e não testado em animais”, ressalta a professora Pollyana Souza Castro, do Instituto de Química.

Pollyana faz comparação com alguns produtos encontrados no mercado que podem afetar o meio ambiente e o clima pelo uso de recursos não renováveis e a emissão de gases e agentes poluentes. “O incentivo à compra verde é uma das formas de minimizar esse impacto ambiental dos produtos e alcançar a sustentabilidade. Dessa forma, as pesquisas sobre Química Verde, Marketing Verde e Comportamento de Compra Verde foram fundamentais para a escolha do produto”,

Vídeo promocional

Comentário(s) ( 0 )
Postar Comentário
  • Seu endereço de email não será publicado;
  • Seu comentário estará sujeito a um moderador;
  • Campos obrigatórios *.

IQ-UFRN
2024 Instituto de Química
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.