Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes da UFRN recebe ISO 17025 do INMETRO

O Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes (LCL), do Instituto de Química da UFRN, recebeu no último dia 17 de janeiro o Certificado de Acreditação do INMETRO, o ABNT NBR ISO/IEC 17025, passando agora a ter laudos reconhecidos internacionalmente. O LCL é o único laboratório acreditado no Rio Grande do Norte para ensaios físico-químicos para Combustíveis e Lubrificantes, e um dos poucos do Nordeste.

Na prática é um atestado de indiscutível qualidade, reconhecido em todo o mundo e um motivo de orgulho para a UFRN e o Rio Grande do Norte, segundo o coordenador do LCL, professor Valter Fernandes. “O nosso laboratório funciona desde abril de 2000, prestando um importante serviço no controle de qualidade dos combustíveis em 1.200 postos do Rio Grande do Norte e Paraíba. A gente espera no futuro poder ampliar esse trabalho com petróleo, gás natural e óleos isolantes”, diz Valter. O LCL-UFRN foi o primeiro laboratório instalado em uma Universidade pública do Norte-Nordeste, sendo considerado referência nacional.

Combustível Nota 10

O Combustível Nota 10 é um programa desenvolvido pelo LCL, com apoio da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), que visa fornecer à população segurança na hora de abastecer o veículo. Um aplicativo foi disponibilizado para sistemas Android e Ios encaminhando o consumidor para um posto de combustível com qualidade avaliada e aprovada, conforme normas técnicas internacionais.

Os postos participantes são visitados frequentemente em datas sorteadas e desconhecidas para eles, como forma de garantir a isenção das amostras coletadas. Cada amostra é analisada no Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes da UFRN e, conforme a qualidade, apenas os postos com todos os combustíveis aprovados ficam visíveis no aplicativo.

O app fornece aos motoristas informações sobre os combustíveis comercializados em cerca de 80 postos do estado. Saiba mais sobre o Combustível Nota 10 na página do programa.