Processo Seletivo - PET Química 2017
Seleção de bolsista e voluntários

EDITAL DE SELEÇÃO - 02/2017 - RETIFICADO

O Programa de Educação Tutorial - PET, do Curso de Química, está abrindo inscrições no período de 10/10 a 17/10 para preenchimento de 01 vaga com bolsa (R$ 400,00 mensais) e 02 vagas para voluntários, para o início das atividades em 25 de outubro de 2017. As condições são descritas a seguir:

I – Do Candidato

Os candidatos deverão realizar suas inscrições através do site www.quimica.ufrn.br. Para que a inscrição seja aceita, o candidato deverá cumprir com os seguintes requisitos:

1. ser aluno, regularmente matriculado, do Curso de Química (Bacharelado ou Licenciatura), cursando até o quarto período do curso diurno, ou até o quinto período do curso noturno;

b)   não ser bolsista de qualquer outro programa ou com termo de compromisso de estágio extracurricular;

c)   não possuir vínculo empregatício;

d)   não possuir reprovações em disciplinas de Química (ofertadas pelo IQ-UFRN);

e)    ser brasileiro nato ou naturalizado;

f)   ter disponibilidade para dedicar 20 horas semanais às atividades do programa;

g)   assinar o termo de compromisso.

II – Da Documentação

Após o ato da inscrição (em www.quimica.ufrn.br), o candidato deverá entregar os seguintes documentos na Coordenação dos Cursos de Química da UFRN:

a) cópia do histórico escolar atualizado;

b) cópia do documento de identificação com foto.

III – Da Seleção

O processo de seleção consta de 03 etapas:

a) prova escrita – Conhecimentos gerais em Química (Peso 4)

b) entrevista participativa com os candidatos aprovados no exame escrito (Peso 3)

c) análise de desempenho acadêmico (MC - Histórico Escolar). (Peso 3)

Obs. i) Em cada etapa é atribuída uma nota entre 0 e 10; ii) Para aqueles alunos que não possuírem MC a distribuição de pontuação será Prova escrita (peso 7) e entrevista (peso 3). iii) A nota mínima em cada etapa é 5,0 e a média mínima global para aprovação é 7,0.

IV – Da Comissão de Seleção

A comissão de seleção será composta por três professores do quadro permanente do IQ-UFRN, juntamente com três alunos vinculados ao PET Química UFRN. O coordenador da comissão de seleção será o atual tutor do PET Química.

V – Dos Prazos e Datas

O período de inscrição dos candidatos será das 08:00 horas do dia 10 de outubro de 2017 até às 18:00 horas do dia 17 de outubro de 2017. O processo de seleção obedecerá ao seguinte cronograma:

1) Prova Escrita: dia 19/10/2017 (quinta-feira), das 14:00 às 16:30 horas, no Auditório do Prédio Química III. O resultado da prova escrita será divulgado no dia 20/10, no mural da secretaria do IQ-UFRN, no PET Química, e na página do Instituto de Química (http://www.quimica.ufrn.br).

2) Entrevista: dia 23/10/2017 a partir das 14:00 horas, em local que será definido e anunciado no mural da secretaria do IQ-UFRN. A entrevista levará em conta o conhecimento do candidato, sua desenvoltura e a identificação de habilidades pertinentes ao programa em questão. O resultado da entrevista será divulgado no dia 23/10, no mural da secretaria do IQ-UFRN, no PET Química, e na página do Instituto de Química (http://www.quimica.ufrn.br).

3) Análise de históricos escolar: dia 24/10, para os candidatos aprovados nas etapas (1) e (2) da Seleção.

4) Resultado Final:  divulgado no dia 24/10, no mural da secretaria do IQ-UFRN, no PET Química, e na página do Instituto de Química (http://www.quimica.ufrn.br).

VI – Conteúdo da Prova Escrita

1. Estrutura atômica, periodicidade e estrutura molecular
  2. Estequiometria e balanceamento
  3. Soluções
  4. Gases
  5. Termodinâmica química
  6. Equilíbrio químico
  7. Cinética química

VII – Bibliografia Recomendada

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

VIII - Aprovação

Os alunos aprovados e ingressantes no PET de Química deverão assinar o Termo de compromisso apresentado pela SESu – Secretaria de Educação Superior.

OBS: Os alunos participantes da seleção deverão ler o manual de orientações básicas no site: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12228&Itemid=48

IX – Cronograma Geral

Divulgação do Edital

09/10/2017

Início das inscrições

10/10/2017 às 08:00 horas

Término das inscrições

17/10/2017 às 18:00 horas

Deferimento das inscrições

18/10/2017

Prova escrita

19/10/2017

Divulgação do resultado da prova escrita

20/10/2017

23/10/2017 a partir das 14:00 horas

Divulgação do resultado da entrevista

23/10/2017

Análise do Histórico Escolar

24/10/2017

Resultado Final da Seleção

24/10/2017

Natal, 10 de Outubro de 2017.

________________________________

Prof. Dr. Fabrício Gava Menezes