PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR SUBSTITUTO NA ÁREA DE QUÍMICA GERAL
PROGRAMA RETIFICADO

TITULAÇÃO / REQUISITOS:  Doutorado em Química

PROGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

1. Estrutura Atômica e periodicidade química
  2. Ligações Químicas
  3. Forças intermoleculares
  4. Soluções
  5. Equilíbrio Químico
  6. Cinética Química
  7. Termodinâmica Química

RELAÇÃO DE TEMAS PARA PROVA DIDÁTICA

1. Estrutura Atômica e periodicidade química
  2. Ligações Químicas
  3. Soluções
  4. Equilíbrio Químico
  5. Cinética Química
  6. Termodinâmica Química

Para possibilitar uma avaliação de conhecimentos mais aprofundada, cada candidato pode escolher certos aspectos sobre o tema sorteado, contextualizá- lo dentro do tema e apresentá-lo de forma mais detalhada, podendo a Comissão Examinadora argui-lo sobre aspectos do mesmo tema não abordados pelo candidato na prova didática.

BIBLIOGRAFIA

1. ATKINS, P.; JONES, L.; “Princípios de Química – Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente”. 3ª Ed. Bookman, SP (2009).
  2. KOTZ, J. C, TREICHEL, P.M., WEAVER, G.C. “Química Geral e Reações Químicas”. Volumes 1 e 2, Trad. Vichi, F.M., 6a Ed. Cengage Learning, SP (2009).
  3. BROWN, T. L., LeMAY Jr. H.E., BURSTEN, B.E.; “Química a Ciência Central”. Trad. Matos, R.M., 9a Ed. Pearson Education do Brasil, SP (2005).