INAUGURAÇÃO DO NOVO EDIFÍCIO DE QUÍMICA

Celebração do Dia do Químico conta com inauguração do Instituto de Química da UFRN

22/06/2012 17:00

As comemorações do Dia do Químico, ocorrido no último dia 18 de junho, culminaram com a inauguração do novo prédio do Instituto de Química, no final da tarde da sexta-feira passada, dia 22 de junho.

A inauguração contou com as presenças de diversas autoridades acadêmicas, como a reitora Ângela Paiva Cruz, a vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, o diretor do Instituto de Química, professor e ex-reitor Ótom Anselmo de Oliveira, o diretor do Centro de Ciências Exatas e da Terra, Djalma Ribeiro, além de professores, servidores técnico-administrativos e alunos.

A construção foi orçada em R$ 2,852 milhões, recursos oriundos do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e do CT-Infra/Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação.

Para a reitora Ângela Paiva, essa construção é resultado de um esforço coletivo, onde criam-se novos espaços, disponibilizam-se novos equipamentos e, com isso, será implantada uma melhoria no desempenho de “um setor que responde, já faz tempo, por uma notável produção na UFRN, superando os desafios inerentes a qualquer setor da administração pública”.

Ângela Paiva lembrou as parcerias já firmadas e consolidadas, como é o caso da Petrobras, afirmando que a UFRN continua sendo a segunda instituição federal de ensino superior do País que mais capta recursos junto à Petrobras. A primeira é a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O professor Ótom Anselmo, diretor do Instituto de Química, disse que o prédio inaugurado se enquadra entre as iniciativas que a comunidade de Química da UFRN vem desenvolvendo, visando à consolidação de uma área já bastante respeitada perante os meios acadêmicos.

Ótom Anselmo lembrou outras ações, como a criação do Curso Química do Petróleo, há cinco anos, antes do REUNI, e a ampliação de vagas, fazendo com que os cursos de Química tenham se tornado a maior porta de entrada na UFRN, depois do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, “oferecendo 195 vagas na graduação a cada ano”, frisou.

O pleitos da Química, segundo Ótom Anselmo, têm sido aprovados quase que na sua integralidade, sendo o prédio do Instituto e seus equipamentos “o principal resultado das nossas solicitações”. Reconhecendo ser este um grande passo para o desenvolvimento da Química, o professor Ótom destacou que outros passos precisam ser dados e disse estar confiante de que poderá contar com o apoio dos administradores da UFRN.

A coordenadora do Curso de Química, Fernanda Marrur Mazze, fez um relato do ensino de Química na UFRN nos dias atuais e falou da expectativa em relação ao novo prédio. Falou dos 195 alunos ingressantes por ano e dos atuais 851 alunos ativos no ensino presencial. Considerando a Licenciatura em Química a Distância, esse número chega a 1.319, completou.

“Acredito que com essas novas instalações, novos laboratórios de ensino de graduação, biblioteca, sala de informática e demais dependências, condições bastante satisfatórias ao aprendizado foram criadas”, afirmou Fernanda Mazze.

Acreditando também na qualificação e empenho do corpo docente que atua nos cursos de Química e Química do Petróleo, a coordenadora afirmou: “penso que somando esses dois fatores, estrutura física e recursos humanos, reunimos condições muito favoráveis para que os cursos de graduação em Química e Química do Petróleo atinjam o nível de excelência na qualidade de ensino”.

O prédio

Além dos recursos utilizados na construção do prédio, foram aplicados recursos da ordem de R$ 1,5 milhão em equipamentos, com destaque para aparelhos de refrigeração, móveis e equipamentos de informática, Sistema de Cromatografia, analisador de Espectro, Viscosímetros, Titulador Karl Ficher, Espectômetros, entre outros.

O novo prédio abrigará laboratórios para os cursos de Química e Química do Petróleo. São 11 laboratórios para pesquisas e experimentos, dois laboratórios de informática, uma biblioteca, uma sala de processamento, uma sala de apoio, uma sala de seminários e 19 salas de professores, além de uma recepção e nove banheiros, sendo três exclusivos para portadores de necessidades especiais.