Coletor de Pilhas e Baterias
São pequenas atitudes que evitam grandes problemas!

As pilhas e baterias estão presentes de maneira significativa no nosso cotidiano. São dispositivos descartáveis e de durabilidade variável. Mas esse descarte é feito de maneira correta? É preciso responsabilidade na hora de se desfazer desses materiais.

Boa parte da degradação ambiental vem da eliminação irresponsável de pilhas e baterias. Por serem constituídas por componentes tóxicos (chumbo, mercúrio, níquel, cádmio, entre outros), ao entrar em contato com umidade, água ou calor, esses componentes vazam e acabam causando grandes danos ambientais:  contaminam lençóis freáticos, prejudicam fauna e flora de regiões próximas, alteram o solo e etc. Consequentemente, afeta a saúde humana: o contato com água e alimentos contaminados por esses tóxicos causa doenças renais, diversos tipos de cânceres e distúrbios no sistema nervoso central.

Ou seja, é essencial que a eliminação seja feita de maneira consciente. Não devemos de maneira alguma deixá-las em lixo comum, pois há a coleta apropriada para esses dispositivos. É a partir disso que o Instituto de Química – UFRN está disponibilizando um ponto para o descarte de pilhas e baterias: na portaria do “Química III” (em frente à BCZM).

1. Maria Emanuelly
    Maria Emanuelly

Tem verdadeiramente muito complicado neste cheio de actividade vida para ouvir notícias TV , então eu só usar web para que finalidade , e tomar o mais up-to-date notícias .