Ensino de química na perspectiva CTSA
Lançamento do Livro, ex aluno do programa de pós graduação em química da UFRN e professora do centro de educação.

O professor Albino Nunes, ex-aluno da pós-graduação em química da UFRN juntamente com a professora Josivânia Dantas, organizaram um livro que relata a prática do ensino de química através do enfoque em ciências, tecnologia e sociedade e ambiente (CTSA). O livro se configura como um importante material de relato de experiência, na abordagem desse enfoque de ensino, para auxiliar professores da educação básica no planejamento de suas aulas. Nele, além dos conteúdos químicos que são debatidos, temas importantes que abrangem as relações em ciência, tecnologia, sociedade e ambiente também são apresentados para discussão. As propostas incluem experiências que foram elaboradas por alunos de diferentes níveis de ensino da UFRN, como por exemplo, a experiência vivenciada pela ex-aluna do curso de química a distância, Jussara Gondim, orientada pelo professor Carlos Neco, quando aplicou seu projeto de intervenção no período em que realizou seu estágio supervisionado em ensino de química na Escola Estadual José Fernandes Machado, em Natal. No capítulo é relatado uma sequência didática de ensino tendo o conteúdo de ácidos e bases como foco da abordagem. Os demais trabalhos partem da experiência vinvenciada pelo próprio professor Albino, na sua tese de doutorado, e por alunos da pós-graduação em ensino de ciências naturais e matemática da UFRN, onde são abordados temas como biogás, água e eletrônica. O livro se encontra disponível para venda em diversas livrarias do Brasil já que é parte de uma coleção maior da editora livraria da física, chamada de série Ensino de Química.

1. Fabiana Borges de Oliveira
    Fabiana Borges de Oliveira

Onde podemos encontrar o livro?

Jussara Gondim

Agradeço aos professores organizadores do livro a oportunidade de divulgar o meu trabalho realizado no estágio supervisionado do curso de licenciatura em Química da UFRN.