A dicotomia entre (as)simetria e (as)sincronismo no mecanismo da reação de Diels-Alder.
(journal of computational chemistry)

Nas últimas quatro décadas o tema da natureza do mecanismo da reação de Diels-Alder fez emergir debates calorosos entre vários pesquisadores experimentais e teórico-computacionais. Neste longo embate três caminhos de reação limites são considerados, a saber: concertado síncrono e assíncrono, caracterizadas pela formação simultânea e quase simultânea, respectivamente, das duas novas ligações sigma; e em etapas, em que as duas ligações sigma são formadas em tempos distintos. Neste artigo, selecionado para ser capa no Journal of Computational Chemistry, o Prof. Miguel Angelo do IQ da UFRN junto com colaboradores de outras instituições reacendem a discussão sobre os detalhes do mecanismo concertado de reação de Diels-Alder, particularmente sobre a dicotomia entre a (as)simetria e o (as)sincronismo. Os resultados de simulações de dinâmica molecular sugerem que mesmo para reações com estados de transição com elevado grau assimetria a reação de Diels-Alder pode ser considerada síncrona, isto por que a diferença temporal média associada à formação de cada ligação química é menor que um período vibracional de uma ligação C—C típica.

Abaixo tem dois links sobre a capa (o 2º pode ser acessado a capa em pdf)