Preparação para a Olimpíada Internacional de Química (IChO)
No período de 20 a 31 de março de 2017

No período de 20 a 31 de março de 2017, o Instituto de Química da UFRN recebe 16 estudantes de todo o Brasil para um curso de aprofundamento em química como preparação para a Olimpíada Internacional de Química (IChO), que será realizada no período de 6 a 15 de julho em Nakhon Pathom, na Tailândia.

Os estudantes que participam deste curso foram classificados dentre mais de 300 mil estudantes de todo o país, em virtude dos resultados obtidos nas Olimpíadas de Química estaduais e na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ). Este curso de aprofundamento é realizado anualmente em uma instituição de ensino superior do país e há dois anos tem sido realizado na UFRN.

Apesar de todos os estudantes terem menos de 18 anos e estarem cursando ainda o ensino médio, o nível do curso é bastante elevado, abrangendo tópicos de Química Analítica, Inorgânica, Orgânica e Físico-química, que são abordados apenas no curso de graduação ou até mesmo na pós-graduação, uma vez que a IChO reúne os melhores estudantes do mundo na área da química. Após o curso, os estudantes farão uma prova que irá selecionar os quatro estudantes que irão compor a delegação que representará o Brasil na Tailândia.

Esta é a 17ª edição do curso de aprofundamento preparatório para a IChO, que tem como coordenador desta edição o prof. Fabiano Gomes, do Instituto de Química da UFRN e coordenador da Olimpíada de Química no RN. Ao todo, serão 12 docentes do Instituto de Química da UFRN e 1 docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI) ministrando aulas durante as duas semanas do curso. Todos os custos para este curso são arcados pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química, que conta com o apoio do Instituto de Química e da UFRN.