IV Método Rietveld de refinamento de estrutura
20-24 de Fevereiro de 2017 - Natal/RN, Brasil

FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO

Informações Gerais:
O método de refinamento Rietveld vem se destacando como um método indispensável na caracterização de materiais policristalinos. Suas potencialidades serão discutidas em profundidade durante os 5 dias de curso. Além de aulas teóricas, será enfatizado o uso dos equipamentos pelos participantes e a utilização da interface gráfica para o programa de refinamento GSAS. O curso será destinado a profissionais que atuam nas indústrias, alunos de pós-graduação e pesquisadores que necessitam, nas suas respectivas áreas, de análises de estruturas e/ou quantitativas de fases.

Instrutores:
J.M. Sasaki (Doutor) É professor associado do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza/CE) desde 1995. Doutorado pelo Instituto de Física "Gleb Wataghin" no ano de 1993 e desde 1996 vem utilizando o Método Rietveld na caracterização de materiais policristalinos. Atualmente trabalha na caracterização de cristais por difração de raios x usando radiação síncrotron e na síntese de nanopartículas. Coordenador do Laboratório MultiUsuários em Nanotecnologia/CNPq.

Local:
As aulas teóricas e tutoriais serão ministradas no auditório do Laboratório de cimentos e as aulas práticas no Laboratório de Peneira Moleculares (DRX-Bruker model D2 Phaser) ambos no Instituto de Química 2.

Público Alvo:
Estudantes de Mestrado, Doutorado e profissionais que atuam nas indústrias com interesses em análises estruturais e quantitativas de fases.

Carga horária:
8 horas de aulas teóricas e 32 horas de tutoriais
Total: 40 horas.

Inscrição:

• Preencher o formulário que se encontra(ra) disponível neste site.
  • Serão oferecidas somente 20 vagas.
  • Serão aceitas no máximo 30 inscritos. Em seguida, será feita uma seleção interna para 20 inscritos, priorizando os alunos que seguem os seguintes critérios:
  1. Não fez esse curso anteriormente;
  2. Opera ou utiliza frequentemente o equipamento de DRX;
  3. Tem um bom índice acadêmico.

Obs: Serão selecionados alunos de diferentes grupos de pesquisa, visando favorecer as diferentes linhas de pesquisa da UFRN. 20% das vagas serão prioritariamente para estudantes e profissionais de instituições fora da UFRN.

As incrições serão gratuitas e devem ser feitas neste site. As 20 inscrições de funcionários e alunos (iniciação científica, mestrado e doutorado) selecionados terão isenção da taxa de inscrição, mas deverão trazer duas latas (400g cada lata) de leite em pó para efetivar a inscrição após confirmação pelo site de todos os inscritos. As latas devem ser entregues na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRN. As latas de leite serão doados ao Orfanato Lírio do  Vale, Rua Uruaçu, 50 – Vila São José – Macaíba/RN – CEP: 59280-000, Tel (84) 3271-1900. (http://www.orfanatoliriodovale.com.br)
- É OBRIGATÓRIO trazer o notebook pessoal.

Maiores Informações:
Tel: (084) 3342-2323 (ramal 108 ou ramal 136)

Nota: O curso será cancelado e devolvida a doação no caso onde o número mínimo de participantes não atingir a 10 (dez).

Programação do Curso
20/2/2017 - Segunda-Feira
8:00 - Abertura
8:30 - 12:00
Aula Teórica: Histórico, produção de radiação, as três equações de Laue, equação de Bragg da difração, rede recíproca, esfera de reflexão, espalhamento por um elétron, fator de espalhamento atômico.
14:00 - 18:00
Aula Teórica: Dispersão anômala, difração de raios x por cristais ideais (teoria cinemática), fator de estrutura, largura dos picos de difração, efeito da temperatura, potência refletida integrada, difração por um agregado policristalino.

21/2/2017 – Terça-Feira
8:00 - 12:00
Apresentação do difratômetro de raios x instalado no Laboratório de Peneiras Moleculares/Bruker model D2 Phaser. Identificação de fases cristalinas, apresentação da interface gráfica  EXPGUI para o programa GSAS e utilização das Bases de Dados de Estruturas Cristalinas/CAPES.
14:00 - 18:00
Aula experimental: medidas de difração de raios x pelos participantes e aplicação do método Rietveld de refinamento de estrutura (GSAS).

22/2/2017 – Quarta-Feira
8:00 - 12:00
Aula experimental: medidas de difração de raios x pelos participantes e aplicação do método Rietveld de refinamento de estrutura (GSAS).

23/2/2017 – Quinta-Feira

24/2/2017 – Sexta-Feira
18:30 – Confraternização

Material Didático:
• Os participantes receberão todos programas que serão utilizados durante o curso.

1. Geneva
    Geneva

I don't even know how I ended up here, but I thought this post was good. I don't know who you are but definitely you're going to a famous blogger if you aren't already ;) Cheers!